Postagem em destaque

Empresa Vitória chega aos 69 anos com quase três milhões de passageiros transportados por mês

Por Luciana Franco Foto: Divulgação Entre os anos de 1956 e 2025, o transporte público em Caucaia e Região Metropolitana de Fortaleza cresce...

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Posição de competitividade do Brasil cai no ranking global

Segundo o ranking global atualizado pela escola de educação executiva suíça IMD nesta segunda-feira, 19, o Brasil ocupa a 60ª posição, ficando atrás apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. No ano anterior, o Brasil já estava à frente desses países, mas com a inclusão do Kuwait, que possui uma economia mais competitiva, o país perdeu uma posição, saindo do 59º lugar.

O levantamento leva em consideração indicadores econômicos dos países, a maioria deles referentes ao ano passado, bem como pesquisas de opinião com executivos e empresários. No Brasil, os dados econômicos e a pesquisa são coletados pela Fundação Dom Cabral.

A Dinamarca mantém a liderança como o país com maior competitividade empresarial pelo segundo ano consecutivo, enquanto a Irlanda subiu para a segunda posição, desbancando a Suíça. Entre as maiores economias do mundo, os Estados Unidos subiram uma posição, ocupando agora o nono lugar, enquanto a China caiu quatro posições, ficando em 21º, devido, entre outros fatores, às rígidas restrições da política de "covid zero" em 2022.

O ranking deste ano aponta uma melhoria na avaliação do Brasil em áreas como infraestrutura básica, atração de investimentos internacionais, emprego e preços, especialmente de combustíveis, que foram desonerados, e alimentos. Por outro lado, em comparação com outras economias, o Brasil se encontra entre os países piores em termos de educação, custo de capital, legislação trabalhista e finanças públicas, assim como em produtividade da força de trabalho e burocracia para abertura de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário