Novo apagão em Fortaleza não tem relação com o apagão nacional
Uma nova queda de energia ocorrida neste sábado dia 19 deixou 44 bairros em Fortaleza sem energia. Durante a manhã de sábado inúmeros sinais de trânsito estavam sem funcionar prejudicando o tráfego na cidade.
A culpa foi de São Pedro
Segundo nota da Enel um raio atingiu a subestação de energia no Bairro Pici, em Fortaleza, queimando uma "chave seccionadora", uma espécie de interruptor que direciona energia para o destino programado, e gerando o apagão que afetou Fortaleza e cidades da região metropolitana na manhã de sábado (19). A queda de energia ocorreu às 4h28 e retornou gradualmente a partir das 5h57. Coisas da natureza.
Origem é o Ceará
Segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico o ponto de partida do apagão de terça-feira (15) foi desligamento de uma linha de transmissão no Ceará. Uma atividade de manutenção em uma linha de transmissão e o corte na produção de energia eólica no Nordeste podem ter fragilizado o Sistema Interligado Nacional (SIN), que não resistiu ao desligamento da linha operada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras, na última terça-feira (15).
Crescimento econômico comprometido
Em 2018 o então Ministro de Minas e Energia Moreira Franco afirmou que, se o País crescer 2,5% por três anos consecutivos, não haverá energia necessária para sustentar avanço da economia. Será que o nosso crescimento econômico está comprometido também por falta de capacidade de gerar e transmitir energia?
O governo precisa apurar as causas do desligamento nacional
Não importa de quem é a culpa! Todos sabemos que no governo anterior vários investimentos foram paralisados e no setor elétrico não foi diferente. É preciso que o governo faça um exame minucioso no sistema elétrico nacional para que os empresários e a população fiquem tranquilos. A vida é assim, todo bonus, tem um onus e esse, da energia Lula tem que resolver.
É isso aí por hoje...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário