De acordo com a associação, a data que será comemorada na próxima sexta-feira, 25 de novembro, pode ser também uma excelente oportunidade para os consumidores anteciparem as compras de Natal. Já que 80% dos lojistas associados vão fazer ações promocionais para a Black Friday 2022.
Para 60% dos associados, os descontos serão de 20 a 35% nos produtos da loja, já para uma fatia de 20% os descontos serão de mais de 40%, e para os outros 20% dos respondentes, os produtos chegarão em até 5% de desconto.
O levantamento também trouxe dados sobre a expectativa do fluxo de clientes, onde 60% dos associados acreditam que aumentará cerca de 10%; já 20% dos entrevistados esperam um aumento superior a 30%, e outros 20% acreditam que não mudará muito o fluxo de pessoas nos centros comerciais.
Comportamento do Consumidor
Para o diretor institucional da ALSHOP, o cenário atual ainda sofre com os impactos que a pandemia trouxe nos últimos dois, e observa que os consumidores ainda estão inseguros. “Nossos associados têm notado que os consumidores estão mais contidos, gastando apenas com produtos de necessidades básicas e com isso, alguns lojistas tendem a oferecer menos descontos, mais isso não significa que a data será ruim”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.
Nos últimos dois anos marcados pela pandemia, houve um crescimento expressivo do e-commerce e um enfraquecimento das lojas físicas, e com isso, muitos lojistas começaram a investir no meio digital. Neste ano, 60% dos lojistas estão trabalhando ações promocionais em conjunto com a loja física e e-commerce.
Para 40% dos lojistas associados da ALSHOP, o consumidor comprará apenas no e-commerce; já para outros 40% acreditam que o consumidor vai gastar pouco por conta da alta dos juros e vai pagar à vista. Já 20% acreditam que o consumidor vai às lojas apenas para passear e não irá fazer compras.
E entre os itens mais procurados estão 40% moda masculina, feminina e infantil, 20% eletroeletrônicos e eletrodomésticos, 20% de perfumaria e cosméticos e itens de alimentação com 20%.
Copa do Mundo
Vale ainda destacar que a Copa do Mundo também está prometendo ajudar a alavancar as vendas neste mês de novembro, já que com os jogos do Brasil os consumidores possuem a intenção de comprar artigos relacionados ao tema.
“Esse é um dos momentos mais esperados pelos lojistas, não só para se preparar para um período intensivo de vendas, mas para ter sentir como o consumidor vai se comportar, e é a partir daí que vem a expectativa para a época que mais movimenta o varejo, o Natal”, finaliza Ildefonso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário