Postagem em destaque

Empresa Vitória chega aos 69 anos com quase três milhões de passageiros transportados por mês

Por Luciana Franco Foto: Divulgação Entre os anos de 1956 e 2025, o transporte público em Caucaia e Região Metropolitana de Fortaleza cresce...

domingo, 21 de maio de 2023

Amapá vai receber oxigênio e equipamentos hospitalares

Devido ao surto de síndrome gripal em crianças, o estado do Amapá declarou estado de emergência em saúde pública. Para atender à demanda, mais de 32 mil metros cúbicos de oxigênio, equipamentos hospitalares e um misturador de ar medicinal estão sendo enviados ao estado por meio de transporte marítimo realizado pela Marinha. Dois tanques criogênicos aguardam a ser transportados hoje (21) a partir de Belém (PA) e têm previsão de chegada a Santana (AP) na terça-feira (23).

Nos primeiros cinco meses deste ano, o estado registrou um aumento de mais de 108% nas internações de crianças com síndromes gripais. A maioria dos pacientes internados tem entre sete meses e quatro anos de idade. A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente em Macapá levou à transformação de salas administrativas em leitos adicionais. Além disso, a UTI pediátrica foi expandida de 20 para 24 vagas.

O surto foi causado pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR), que provoca bronquiolite, uma inflamação que dificulta a oxigenação dos pulmões. Além disso, foram registrados casos de Influenza A e B e covid-19.

No dia 13, o estado decretou estado de emergência em saúde pública. O governador Clécio Luís fez um apelo pela vacinação, pois apenas 16% da população infantil elegível para receber a vacina foi imunizada. O Ministério da Saúde está acompanhando a situação com meio de aliviar a situação foram enviados kits de análise laboratorial para diagnóstico, medicamentos juntamente com uma equipe de epidemiologia de campo para fortalecer as ações emergenciais e investigar os casos.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário