De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os tributos têm um impacto significativo no preço final dos presentes mais procurados durante o Dia dos Namorados no Brasil. A pesquisa revelou as taxas de impostos projetadas para este ano em diferentes produtos.
No caso dos perfumes, tanto os importados quanto os nacionais sofreram. Os perfumes importados são taxados em 78,99%, levando em consideração o imposto de importação, o frete, a dolarização, o desembaraço aduaneiro e a taxa de comércio exterior, o que eleva o preço do produto internamente. Já os perfumes nacionais são taxados em 69,13%.
Os chocolates, presentes populares nesta época, são tributados em 39,61%, enquanto as flores naturais têm uma taxa de conversão de 17,71%. Objetos pessoais, como relógios, têm uma taxação de 56,14%, enquanto joias são tributadas em 50,44%. Caso a opção seja por bijuterias, os impostos chegam a 43,36%.
No caso dos livros, que não são taxados na saída, os impostos alcançam 15,52% devido a fatores como produção na indústria editorial, energia elétrica, equipamentos, funcionários, frete e gasolina. Outros produtos, como bolsas, podem ter uma taxa de imposto de até 39,95%, o que contribui para o aumento dos preços dos presentes para os consumidores, uma vez que esses produtos são taxados internamente no país.
Essas informações mostram como os impostos têm um impacto relevante nos preços dos presentes finais durante o Dia dos Namorados, tornando-se importante para os consumidores conhecerem essas taxas ao realizarem suas compras.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário