Durante o seminário, Cristiane Leitão, primeira dama da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), destacou o esforço da instituição em promover oportunidades inclusivas para todos, enfatizando a dificuldade enfrentada em encontrar espaços de atendimento nos municípios do interior.
Além das discussões, o evento também contou com apresentações artísticas, palestras e rodas de conversa sobre questões relacionadas à vida das pessoas com síndrome de Down, suas famílias e a sociedade em geral. Raquel, uma das participantes, ressaltou a importância de enxergar a pessoa com síndrome de Down além do diagnóstico, destacando que a síndrome é apenas uma de suas características. A roda de conversa "Histórias e Conquistas" abordou ainda o desafio inicial enfrentado pelas mães, superado através do compartilhamento de experiências.
O mestre de cerimônia do seminário foi Levi Pimenta, que possui síndrome de Down e é estudante, colaborador da Farmácia Pague Menos, brincante de maracatu há 7 anos e poeta, desenvolvendo o projeto de seu primeiro livro. O evento também contou com a palestra "A importância da sustentação dos cuidados por parte dos pais de pessoas com T21", ministrada por Hélder Pinheiro, psicólogo, psicanalista, ativista e consultor sobre inclusão.
O seminário reforçou a importância da conscientização e da criação de oportunidades para as pessoas com síndrome de Down, visando uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário