IBGE divulgou pesquisa sobre o tema nesta quarta-feira
Recentemente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral) 2022 trouxe à tona dados reveladores sobre a taxa de inovação em empresas brasileiras com 100 ou mais empregados nas indústrias extrativas e de transformação.
De acordo com o estudo, 68,1% das 9.584 empresas analisadas introduziram novos produtos ou processos de negócios em 2022, indicando um leve decréscimo em relação ao ano anterior, que registrava 70,5%. Essa diminuição foi observada tanto na inovação em produtos quanto em processos de negócios.
No entanto, vale ressaltar um aumento relativo no percentual de empresas que inovaram exclusivamente em processos de negócios (20,9%) e em produtos (14,2%) em comparação com o ano anterior, demonstrando uma tendência interessante no cenário da inovação empresarial.
Setores Inovadores e Desafios a Superar
Entre os setores mais inovadores em 2022, destacam-se fabricação de máquinas e equipamentos (89,3%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (87,5%), produtos químicos (87,4%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (86,6%). No entanto, setores como metalurgia, fabricação de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos apresentaram taxas de inovação abaixo da média.
Além da inovação em produtos e processos, a pesquisa também abordou os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), revelando que 34,4% das empresas industriais investiram R$ 36,9 bilhões em atividades internas de P&D em 2022.
Promovendo uma Cultura de Inovação
Diante desses dados, é evidente a importância de incentivar e fortalecer a cultura de inovação nas empresas brasileiras, especialmente nas indústrias de grande porte. Ações que promovam o investimento em P&D e estimulem a criatividade e o desenvolvimento de novos produtos e processos são essenciais para impulsionar a competitividade e o crescimento econômico do país.
Com Agência Brasil
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