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terça-feira, 2 de dezembro de 2025

A fila do INSS que nunca acaba

 

Atualmente, um dos principais desafios enfrentados pelo INSS refere-se ao volume elevado de solicitações relacionadas à aposentadoria e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, autismo ou outras condições médicas. Muitos beneficiários dependem desses recursos para custos essenciais, como aquisição de medicamentos e despesas com transporte para consultas ou tratamentos médicos.

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instituiu a criação de um comitê estratégico, voltado à redução da fila de aproximadamente 2,8 milhões de pedidos de benefícios, incluindo aposentadoria, pensão e salário-maternidade. Conforme o governo, o objetivo desse comitê é monitorar, avaliar e propor soluções para o aumento de 23% no volume de novas solicitações registradas pela autarquia.

O INSS informa que, apesar deste crescimento, o tempo médio para concessão de benefícios tem diminuído, sendo atualmente de 35 dias. Dados apresentados apontam que cerca de 920 mil processos poderão ser resolvidos diretamente pelo instituto, enquanto o comitê buscará alternativas para os 1,9 milhão de pedidos que apresentam pendências externas, como ausência de documentos e biometria.

O prazo estipulado para conclusão das atividades do comitê é 30 de junho de 2026. Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, apenas um terço da fila está sob a governabilidade direta do órgão. Ele também ressaltou a importância dos mutirões realizados para a redução do acúmulo de solicitações.

Como podemos observar a situação é crítica e não há mesmo com o esforço do governo perspectiva de melhora.

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