Polícia Militar aumenta esforços contra poluição sonora durante o Carnaval, com ações em Beberibe e Fortaleza.
Apreensões durante o Carnaval 2026
A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (1ª Cia/BPMA), intensificou ações durante a Operação Carnaval 2026, resultando na apreensão de equipamentos sonoros em duas ocorrências distintas, neste domingo (15). As ações foram realizadas nos municípios de Beberibe e Fortaleza, levando à condução de dois homens por poluição sonora e descumprimento da legislação ambiental.
Ação em Beberibe
Por volta das 20h10, a primeira apreensão ocorreu no Sítio Coqueiro, em Beberibe. Em uma operação conjunta com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e outras unidades, a equipe do BPMA verificou uma denúncia de som automotivo em volume excessivo. No local, foi encontrado um veículo com aparelhagem sonora de grande porte, cujo nível de ruído atingiu 96,7 decibéis, acima do permitido pela norma técnica NBR 10151. O responsável, um homem de 43 anos, resistiu à condução, mas foi contido pela polícia. O equipamento e o veículo foram apreendidos.
Intervenção em Fortaleza
A segunda intervenção ocorreu à 2h06 na Rua André Dárlio Ollio, em Fortaleza, após denúncia de perturbação do sossego via Ciops. O som proveniente de um equipamento instalado em via pública foi desligado antes da chegada da polícia, impossibilitando a medição técnica. O uso de paredão sonoro sem autorização é proibido pela Lei Estadual nº 13.711/2005. Um homem de 33 anos, responsável pelo equipamento, foi penalizado com multa de R$ 629,87 e o equipamento foi apreendido.
Consequências das Apreensões
Em Beberibe, o responsável foi autuado por crime ambiental, resistência e desobediência. Em Fortaleza, o equipamento foi retido na sede do BPMA. A PMCE destaca a importância das denúncias de crimes ambientais, que podem ser feitas pelo telefone 190 ou Disque-Denúncia 181, assegurando o sigilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário