Postagem em destaque

Com menos oportunidades no mercado de trabalho e arrimo de família, mulheres se voltam ao empreendedorismo

Elas lideram demanda por Microcrédito que cresceu 45% desde a Pandemia em 2020 As mulheres ganham 19,4% a menos do que os homens e a difere...

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e escolares juntas, aponta IBGE

Imagem Canva

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2) revelam uma realidade surpreendente: o Brasil possui mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e escolares combinadas.

De acordo com o detalhamento do Censo 2022, o país conta com um total de 579,8 mil endereços destinados a finalidades religiosas, englobando igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros, independentemente da crença.

Em contrapartida, os estabelecimentos de ensino totalizam 264,4 mil localizações, enquanto os de saúde somam 247,5 mil endereços.

O levantamento, que considera a utilização final do imóvel, revela que a localização precisa desses pontos e o tipo de atividade foram capturados por meio de georreferenciamento durante visitas dos recenseadores em todos os municípios brasileiros.

Dos 111,1 milhões de pontos mapeados, cerca de 90,6 milhões são domicílios particulares, representando 81,5% do total. As chamadas "outras finalidades" correspondem a 10,5% do universo pesquisado, totalizando 11,7 milhões de endereços utilizados como lojas, bancos, prédios públicos, shoppings, entre outros.

Além disso, foram identificados 4,1 milhões de estabelecimentos ligados a atividades agropecuárias e 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma. Em 2022, o Brasil registrava 104,5 mil domicílios coletivos, como asilos, pensões e penitenciárias.

Os dados detalhados estão disponíveis ao público por meio de mapas interativos no site do IBGE, através da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama.

Segundo o instituto, essas informações são cruciais para a elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas, permitindo o conhecimento preciso sobre a distribuição da população e a utilização de cada edificação no país.

Com Agência Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário